sábado, 8 de setembro de 2012

Novas sugestões de temas e bibliografia


Olha eu estive pensando sobre o artigo, e gostaria de trabalhar com música,

então pensei em uma dança folclórica, a Quadrilha; ja pesquisei que surgiu em Paris e veio p o Brasil no séc. XIX e pensei também em uma mais recente que é a dança Kuduro, surgiu na Angola e veio para o Brasil a pouco tempo.Bom professor, o que vc me diz, acha que da para fazer uma boa pesquisa com uma  delas. Qual dessas duas vc sugere? Acha que farei um bom trabalho?
Aguardo sua resposta.
Tenha um ótimo dia.
Obrigada. Taís Helena.


Sugestões 

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. Brasilia: HUCITEC, 2008.

+ Introdução de Ginzburg enviada por email + Peter Burke "Cultura Popular na idade moderna"


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A importância de elucidar um período singular da história da cidade de São Paulo de Piratininga vem a ser de fundamental importância devido a sua atual opulência cosmopolita. Trataremos o fato que uma cidade que no final do século XIX era menor que a cidade de Santos e que ao que parece aqui dessa distância temporal, que do dia para a noite se transformou na cidade mais importante do Brasil, ficando somente atrás da capital federal, Rio de Janeiro. Daremos à devida importância ao elucidar como uma sociedade “monarquista” se transformou em uma sociedade “modernista” em um curto espaço temporal.

 O que está em vermelho será o coração deste futuro artigo.
Trabalharei a figura de Paulo Prado. Como em um curto espaço de tempo Paulo Prado teve essa virada de cabeça. Da Bellé Époque à M.odernismo

Sugestões 

O queijo e os vermes de Ginzburg enquanto um procedimento metodologico
HOBSBAWM, Eric e TERENCE, Ranger. A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997, p.9-23.
 ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginárias. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.



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Título: A Concepção Escolar a partir do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932.
Aluna: Cíntia Bispo.
O objetivo deste artigo é compreender as transformações no ideário educacional brasileiro entre as décadas de 1920 e 1930. Época de inúmeras transformações em que se definia a construção de um projeto nacional envolvendo a economia, a política e a cultura brasileira. Neste contexto, é atribuído um papel especial à função da educação no interior do desenvolvimento histórico brasileiro.
 Utilizarei como ponto de partida o documento oficial chamado “O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” (1932). Serão objetos de análise as reflexões que o movimento fazia sobre a educação brasileira até aquele momento, e quais eram suas perspectivas as quais o estado deveria assumir para superar o chamado atraso cultural brasileiro.
Nesta perspectiva trabalharei com as contribuições historiográficas de Marc Bloch sobre o fazer histórico em sua obra A apologia da história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed. 2001. Do mesmo modo não serão excluídas as possíveis contribuições tanto dos historiadores da cultura, quanto das mentalidades.

Sugestão de leitura 

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginárias. São Paulo: Cia. das Letras, 2008. 
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, vol. 5, nr. 11, jan/abr. 1991, p. 173-191.
_____. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre et all. Porto Alegre: Artmed Ed., 2001.

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Título: A importância de Chiquinha Gonzaga para transformação da Imagem

               da Mulher do século XIX ao XX

Justificativa: A história das mulheres é representada de forma bem articulada, aquela da família, dos filhos, do trabalho, dos veículos de comunicação, do corpo, da sua sexualidade, dos amores, dos sentimentos, das suas loucuras de amar e, infelizmente, da violência doméstica.

No século XIX, ficou muito mais nítido a imagem das mulheres por meio das cartas, diários, fotos, testamentos, jornais, eventos e pinturas. Já no século XX, elas ganham visibilidade aos olhos de todos, por meio de livros e vários manifestos, dos sindicatos, dos movimentos sociais, das mídias, das revistas, que são diretamente dirigidas e da literatura. Isso nos faz pensar que no decorrer da história apresentada por documentos nos possibilita aceder às representações femininas envolvidas já que de um lado estão: as castas, as fiéis, as obedientes, as boas esposas, e as mães. Do outro lado as odiadas: as feiticeiras, as lésbicas, as rebeldes, as anarquistas, as prostitutas e as loucas.

            Contudo, esse trabalho é delimitado no período entre os séculos XIX e XX, e se propõe a discutir alguns pontos sobre as mudanças ocorridas no papel da mulher na sociedade brasileira. Uma personagem importante da figura feminina é Chiquinha Gonzaga, a qual aponta algumas relações que constituem numa sociedade em transformação. A partir desse momento, é que percebemos o novo papel social e atuação da mulher nos dias de hoje.


Sugestões 

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. Brasilia: HUCITEC, 2008.

+ Introdução de Ginzburg enviada por email + Peter Burke "Cultura Popular na idade moderna"

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Gostaria de fazer um artigo sobre a" Cultura do Funk nas Periferias das grandes cidades", abordando assim, 
quais os tipos de sociedades que esse estilo musical atinge e quais os elementos culturais contidos nas 
letras desse estilo musical, mostrando os tipos de cultura que ela proporciona. 

Um outro tema seria sobre a "Os Avanços da inserção de jovens de classe média baixa nas universidades",
 buscando assim intender uma vez que a escola não prepara seu aluno para a universidade, 
quais os tipos de avanço e aprendizado que o mesmo pode oferecer  em requisitos de preparação para o mercado de 
trabalho nos dias atuais.

Muito obrigada. 

Sugestões 

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. Brasilia: HUCITEC, 2008.

+ Introdução de Ginzburg enviada por email + Peter Burke "Cultura Popular na idade moderna"


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O CONSUMO DE PRODUTOS DE INTERAÇÃO QUASE MEDIADA COMO REFLEXO DA POSTURA SOVIAL E POLITICA.
ALUNO: RICARDO ANTONIO DA SILVA

O presente artigo terá como finalidade fazer uma reflexão sobre as informações de produtos de mídia e informação como a Revista VEJA, com o objetivo de demonstrar quais os interesses estão inseridos no respectivo sistema e de que modo vai influenciar no processo de formação do individuo social, interagindo na sua personalidade, Para tanto, usarei como referencial teórico: CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL/ Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1990.
A analise textual se apoiará na campanha Eleitoral para Presidente da República do Brasil do ano de 2010 fazendo um dialogo com o texto escolhido.

Obrigado:
Ricardo Antonio Silva, RA: 612102107

Sugestões


CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL/ Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1990.
_____. O mundo como representação. Estudos Avançados, vol. 5, nr. 11, jan/abr. 1991, p. 173-191.
_____. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre et all. Porto Alegre: Artmed Ed., 2001.
_____. À beira da falésia. Porto Alegre: Editora da Universidade, 2002.
_____. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

HUNT, Lynn. A nova história cultural. São Paulo: Martins Fontes, 1992. 

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Aluna: Ana Elísia Lino de Oliveira

Tema: A construção da liberdade religiosa no Brasil no final do século XIX.

Minha inquietação ao trabalhar com esse tema vem em encontro com a necessidade humana de acreditar em algo, gerando assim desde o início das civilizações a necessidade de se apegarem a uma crença, seja ela um pedaço de madeira ou um Deus invisível, criando ao longo do tempo diversas religiões por todo o Mundo. E com elas vários questionamentos que se pautam na necessidade de se aceitar diferentes crenças em um mesmo espaço e tempo.
Portanto, ao escolher esse tema me volto para um Brasil recentemente transformado em República, com características ainda extremamente católicas, apesar de já ser um país laico, e com leis que permitem àqueles que vivem em território nacional a professar diversos credos.
Acredito que seja um estudo importante, já que é um direito natural do ser humano professar sua fé, seja ela qual for, sem sofrer qualquer tipo de retaliação, e levando em consideração que as relações de religiosidades são divergentes entre si, tentarei conduzir minha pesquisa na tentativa de esclarecer inquietações sociais e religiosas no momento histórico abordado pelo estudo.

Sugestões 

História das religiões em "Dominios da História" 
http://api.ning.com/files/kJfASdjgEFs0qXtVylbQg-SLOtqhZ*3626w1GlNbujpFl86jAPp3kmXWPLfl7PHFn*L6AavVfi8*Xrt08F*sdVCo7FaAVJjU/CiroFlamarionCardosoRonaldoVainfasDominiosdaHistria.pdf


GEERTZ, C. Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989, p.3-21.
_____. O saber local. Petrópolis: Vozes, 1997, p.111-141. (Os textos sobre religião destas duas obras) 




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