segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mais Sugestões de Temas para o artigo

Aluno: Sergio Ricardo Machado 
Sugestão de título: Metáforas políticas no filme Matrix

 Apresento como tema uma discussão acerca das metáforas políticas presentes na obra cinematogáfica Matrix de 1999, obra esta objeto de vários debates em diversas áreas do conhecimento( filosófico,social e outros). Com o artigo objetiva-se discutir a conjuntura política do fim do século XX e o grande debate exercido entre sistemas políticos naquele momento e suas representações na referida obra,com suas nuances entre o utópico e o pragmático

Sugestões de Leitura

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginárias. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL/ Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1990. 

_____. O mundo como representação. Estudos Avançados, vol. 5, nr. 11, jan/abr. 1991, p. 173-191.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 4a. ed., 1984. 



Aluna: Regina Florença Vianna


               A presente proposta de Artigo tem como objetivos desenvolver um estudo sobre o  “Candomblé e seu desenvolvimento dentro do estado de São Paulo”- sabe-se por fontes seguras e por intermédios de fontes orais que a primeira casa de Candomblé dentro do referido estado foi a casa de PAI Olegário de Obaluae no ano de 1950. E ao decorrer dessa época o Candomblé foi  se desenvolvendo varias mudanças o que era uma religião feminina foi se tornando masculinizada como homens participando de rodas de Candomblé sendo que essa não é uma função masculina, mas sim como ogãs , pegigãs , esta mudança do ponto de vista religioso esta sendo mal vista pois o religião esta perdendo suas raízes originais que veio com  os homens e mulheres escravizados da Africa.
               O recorte do seguinte Artigo se passa nas décadas dos anos de 1990 até os anos 2000  onde esta muito visível as quebras de tradições e preceitos dentro do culto Afro Brasileiro minha bibliografia vai ser selecionada pelo meu mestre professor Washington Nascimento.

Sugestões de Leitura

GEERTZ, C. Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989
_____. O saber local. Petrópolis: Vozes, 1997


Janaina
O Samba como Cultura Popular

O objetivo deste artigo é descrever aspectos da cultura popular, em especial o carnaval, abordar sua origem. Com base no livro A cultura popular na idade Média e no Renascimento da autora Mikhail Bakhtin e, com base na Wikipédia, destacar a importância da cultura do samba.
Palavra-chave: Samba
O objetivo central de Bakhtin era compreender a influência da cultura cômica popular na obra de François Rabelais. As manifestações culturais são múltiplas e podem subdividir-se em três grandes categoria: as formas dos ritos e espetáculos(festejos carnavalescos, obras cômicas representadas em praça pública); obras cômicas verbais(inclusive paródias) de diversas naturezas: orais e escritas, em latim ou em língua vulgar; e diversas formas e gêneros do vocabulário familiar e grosseiro( insultos, juramentos, blasões populares).
Os limites do vocabulário familiar e grosseiro na cultura popular da IdadeMédia só podem ser apreendidos nos festejos carnavalescos, onde a ordem católica e feudal séria podia ser rompida em detrimento de uma forma cômica, renovadora.
Grosserias, palavras injuriosas, blasfêmias, juramentos, etc., impregnadas pela visão carnavalesca do mundo, dirigidos não somente uns aos outros, mas também às divindades, transcendiam o caráter puramente degradativo e adquiriam sentido regenerador e renovador da vida.
Bakhtin denomina de realismo grotesco a transferência ao plano material e corporal,o da terra e o do corpo, na sua indissolúvel unidade, de tudo que é elevado, espiritual, ideal e abstrato. O traço grotesco é o rebaixamento.
Segunda a Wikipédia, o samba é um gênero musical, do qual deriva um tipo de dança de raízes africanas (Angola)  surgido no Brasil e considerado uma das maiores manifestações culturais populares brasileiras. O samba de roda nasceu no Recôncavo Baiano e levado na segunda metade do século XIX, para a acidade do Rio de Janeiro pelos negros que trazidos da África se instalaram na então capital do Império.
Em 2005, o samba de roda baiano se tornou um patrimônio da humanidade da Unesco. Foi uma das bases para o samba carioca.
O samba existe em várias partes do país sob a forma de diversos ritmos e danças populares regionais. No Rio de Janeiro é entendido como expressão musical urbana. Foi no Rio de Janeiro, antiga capital do Brasil, que a dança praticada pelos escravos libertos entrou em contato e incorporou outros gêneros musicais tocados na cidade (como a polca, o maxixe, o lundu, o xote, entre outros), adquirindo um caráter totalmente singular.
Existem várias versões acerca do nascimento do termo "samba". Uma delas afirma ser originário do termo "Zambra" ou "Zamba", oriundo da língua árabe, tendo nascido mais precisamente quando da invasão dos mouros à Península Ibérica no século VIII. Uma outra diz que é originário de um das muitas línguas africanas, possivelmente do quimbundo, onde "sam" significa "dar", e "ba" "receber" ou "coisa que cai". Ainda há uma versão que diz que a palavra samba vem de outra palavra africana, semba, que significa umbigada.
No Brasil, acredita-se que o termo "samba" foi uma corruptela de "semba" (umbigada), palavra de origem africana - possivelmente oriunda de Angola ou Congo, de onde vieram a maior parte dos escravos para o Brasil.

Sugestões de Leitura 


BAKHTIN, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo, Hucitec, 1999.

BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna: Europa, 1500-1800 . São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CHARTIER, Roger. "Cultura popular": revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 8, n 16, 1995, p. 179-192.




Valdir Freire Junior 

O artigo que pretendo desenvolver está relacionado com o meu cotidiano, a indagação, ou seja a pergunta que faço no presente é em relação ao  material didático na escola que eu trabalho.  O sistema de ensino disponibiliza aos alunos a chance de fazer testes em forma de simulados elaborado pela própria empresa, esse por sua vez está baseado em testes já realizado na prova do Enem. Tive acesso a esse simulado em uma analise prévia percebi que algumas questões não necessitava uma análise critica ou interpretativa para responder, ou seja, a memorização daria conta de responder algumas perguntas. Destaco tabmém nessa analise prévia a questão mercadologica porque os bons resultados coloca em evidencia o sistema de ensino e consequentemente a Istituição.
A pergunta que faço no presente é se esse simulado tem um intuito de ensinar (humanizar) ou simplesmente memorizar (tecnicista).


Recorte histórico: Década de 30 a 45 no Brasil, governo ditatorial e educação dualista
Analisar, investigar a educação do Brasil durante a revolução industrial tendo como marco a divisão entre educação critica da educação de execução.
O objetivo é entender como a cultura foi construida apartir das mudanças de valores entre o público e o privado durante a revolução industrial (inversão de valores).

Título: O uso do mito de Vercingetórix para a criação de uma
identidade francesa pela revista nacionalista "Terre et Peuple".
Aluno: Leonardo Veloso Pin

A ideia da presente proposta é sugerir um trabalho que visa a mostrar
de que maneira a extrema direita francesa, mais precisamente aquela a
qual publica a revista "Terre et Peuple" -publicação da chamada
"Nouvelle Droite"-, utiliza-se do mito do rei gaulês Vercingetórix no
decorrer dos anos 2000 para combater o chamado multiculturalismo e
afirmar uma mítica identidade francesa "pura", a qual remontaria aos
gauleses. Para isso, utilizaremos os trechos traduzidos da edição 7/8
do ano de 2001 presentes na obra do autor Glaydson José Silva
"HISTORIA ANTIGA E USOS DO PASSADO"
Nossas bases teóricas serão representadas pelos autores:
 HOBSBAWM, Eric; TERENCE, Ranger  "A invenção das tradições".
GEARY, Patrick. "O Mito das Nações"
A importância do projeto reside no fato da História da Antigüidade
estar presente nas justificativas racistas e xenófobas dos grupos da
extrema direita francesa. As principais vítimas desse discurso
ideológico são os imigrantes e filhos de imigrantes saídos das
ex-colônias francesas na África.  Apesar dessa direita não ser
parecida com aquela que dominava a França de Vichy, suas utilizações
da Antiguidade são muito similares às daquele regime. Torna-se, então,
de extrema importância entender como a França recria e fabrica seu
passado indo-europeu e gaulês.



 “A censura na produção musical, no período da Ditadura Militar no Brasil.”
Fico no aguardo das orientações.
Patrícia Pozzi

Sugestões de Leitura

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginárias. São Paulo: Cia. das Letras, 2008. 


FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 4a. ed., 1984.
_____. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1986. 


Priscila


Pretendo pesquisar sobre a classe operária feminina, ainda tenho dúvida sobre exatamente o que, ou as diferenças existentes no tratamento recebido por homens e mulheres nas industrias, ou a participação feminina nas reivindicações.
Se esses tema estiver correto a partir dele vou escolher algo para pesquisar para sua matéria, se não, a partir do que escolher para sua matéria farei meu artigo!

Sugestões de Leitura


HOBSBAWM, Eric J. "O Fazer-se da Classe Operária, 1870-1914". In: Mundos do Trabalho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

THOMPSON, Edward P. A Formação da Classe Operária Inglesa, "A árvore da liberdade", vol. I, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987a.



Um comentário:

  1. Aluna: Ana Elísia Lino de Oliveira

    Tema: A construção da liberdade religiosa no Brasil no final do século XIX.

    Minha inquietação ao trabalhar com esse tema vem em encontro com a necessidade humana de acreditar em algo, gerando assim desde o início das civilizações a necessidade de se apegarem a uma crença, seja ela um pedaço de madeira ou um Deus invisível, criando ao longo do tempo diversas religiões por todo o Mundo. E com elas vários questionamentos que se pautam na necessidade de se aceitar diferentes crenças em um mesmo espaço e tempo.
    Portanto, ao escolher esse tema me volto para um Brasil recentemente transformado em República, com características ainda extremamente católicas, apesar de já ser um país laico, e com leis que permitem àqueles que vivem em território nacional a professar diversos credos.
    Acredito que seja um estudo importante, já que é um direito natural do ser humano professar sua fé, seja ela qual for, sem sofrer qualquer tipo de retaliação, e levando em consideração que as relações de religiosidades são divergentes entre si, tentarei conduzir minha pesquisa na tentativa de esclarecer inquietações sociais e religiosas no momento histórico abordado pelo estudo.

    Fico no aguardo da orientação.

    Att.

    Ana Elísia.

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